
Ponta Porã e Pedro Juan Caballero são basicamente a mesma cidade, separadas apenas por uma fronteira seca que divide também os países. Enquanto muitos brasileiros atravessam essa divisa para fazer compras e explorar as belezas da cidade paraguaia, alguns paraguaios procuram locais no Brasil para relaxar e se conectar com a natureza.
Se esse for seu caso, venha conosco! Descubra quais destinos de natureza te esperam para além de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero e tenha uma experiência incrível no Brasil.
A cidade brasileira que faz divisa com Pedro Juan Caballero é Ponta Porã, localizada no Mato Grosso do Sul. Esse destino é comum para brasileiros que desejam atravessar a fronteira e fazer compras no Paraguai, assim como para paraguaios que visitam o país vizinho. Contudo, como o local não possui muitos atrativos turísticos, a maioria das pessoas continua sua viagem em direção a outras cidades.
Além de Ponta Porã, outras cidades brasileiras próximas do Paraguai são Foz do Iguaçu, no Paraná, e Corumbá, também no Mato Grosso do Sul. Ao atravessar a fronteira seca entre os países, quem vem do Paraguai chega diretamente ao estado do Mato Grosso do Sul, famoso por abrigar um dos biomas mais bonitos do país, repleto de destinos de natureza, paisagens exuberantes e ecossistemas únicos.
Bonito

Bonito é considerado o melhor destino de ecoturismo do Brasil, conhecido como o oásis da região devido aos seus rios de águas cristalinas e paisagens verdes exuberantes. É ideal para quem vem de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero em busca de aventura.
Os visitantes podem realizar inúmeras atividades de natureza, explorando e conhecendo de perto o ecossistema preservado pelos complexos de ecoturismo. Entre as principais atividades estão trilhas, tirolesas, flutuações, mergulhos e visitas a balneários. Bonito também é conhecido por sua acessibilidade, garantindo diversão para crianças, idosos e pessoas com deficiência, como na trilha acessível da Nascente Azul.
Jardim

A cidade de Jardim, localizada a menos de uma hora de Bonito, é outro destino popular de ecoturismo. Além da proximidade, Jardim oferece atividades incríveis e a chance de admirar as famosas araras azuis no Buraco das Araras. Outras atrações imperdíveis incluem a Lagoa Misteriosa, o Recanto Ecológico Rio da Prata, o Balneário Jardim Ecopark e o Balneário do Assis.
Bodoquena

Bodoquena é o lar da famosa Cachoeira Boca da Onça, uma queda d’água de 156 metros de altura localizada no cânion do Rio Salobra. Além de se conectar com a natureza e admirar essa paisagem, os visitantes podem realizar trilhas, banhos em outras cachoeiras e rapel para quem busca mais adrenalina. Entre os outros atrativos estão o Buraco do Macaco, a Cachoeira do Fantasma, o Refúgio Canaã, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena e o Poço da Lontra.
Pantanal

O Pantanal, um dos biomas mais bonitos do Brasil, ocupa cerca de 65% do Mato Grosso do Sul. É lar de diversas espécies de animais e é famoso por seu céu alaranjado e paisagens inundadas. As principais cidades do Pantanal são Miranda, Aquidauana e Corumbá, onde é possível admirar a natureza e participar de atividades como pescaria, safáris, focagem noturna, passeios a cavalo e de barco, além de visitar o Museu de História do Pantanal e percorrer a Estrada Parque do Pantanal.
Dicas de viagem
Para aproveitar as principais atividades desses destinos, recomendamos um mínimo de uma semana no Mato Grosso do Sul. Assim, é possível conhecer mais de um local, que ficam a poucas horas de distância uns dos outros, e explorar ao máximo as belezas do estado. Em viagens mais longas, é possível incluir outras cidades no roteiro e até mesmo conhecer destinos fora do Mato Grosso do Sul, tornando a viagem ainda mais completa.



